quarta-feira, 20 de maio de 2009

Esperando com alguma fé

Sabendo da minha paixão por Lewis Carroll e sua mais famosa obra, Alice no País das Maravilhas, muita gente tem me questionado sobre minhas expectativas com relação à versão cinematográfica que Tim Burton pretende lançar em 2010 desse clássico da literatura. Estranhamente, todos esperam que eu imediatamente declare que a empreitada de Burton está fadada ao sucesso. Mas, na verdade, desconfio que esse filme vai ser uma boa furada. Por quê? – vocês perguntam. Bom, eu concordo que Burton dirigiu obras fenomenais, especialmente nos anos 90, coroados com Edward – mãos de tesoura e Ed Wood. Acontece que nos últimos anos, especialmente quando trabalhando com material pré-existente, ou seja, com adaptações e remakes, o cineasta tem deixado muito a desejar. Acompanhemos a lista de algumas das últimas obras de Burton: 1) Planeta dos macacos – uma refilmagem indecente do clássico de 1968, que só serve para estragar a surpresa do final original para aqueles que ainda não assistiram ao primeiro filme; 2) A fantástica fábrica de chocolate – outro remake tenebroso, contendo a pior atuação da carreira de Johnny Deep; 3) Sweeney Todd – adaptação de uma peça de teatro e um dos piores musicais cinematográficos dos últimos tempos.

Enfim, o quadro não parece animador. Não ajuda o fato de ele ter escolhido uma atriz adulta para interpretar Alice. E tenho medo que ele dê à obra de Carroll ares excessivamente macabros, uma vez que as referências expressionistas/góticas parecem ter se tornado mais um cacoete que uma inspiração legítima para Burton, ao menos no que diz respeito às suas últimas obras. Enfim, esperemos. E tenhamos fé.

Um comentário:

Unknown disse...

Fé nos produtores, querida, e na opressão. Fé sempre.