segunda-feira, 6 de outubro de 2008

The Savages



Anteriormente, nesta mesma coluna, eu falava sobre as minhas impressões com relação aos filmes indicados ao Oscar em 2008, à medida que consegui assisti-los aqui nas longínquas paragens de Araruama – e sem o auxílio da internet. Nesse processo de constante decepção (bom, eu até que achei Sangue negro interessante), me deparei com um filme que figurava lá no finzinho da minha lista, mas que foi uma grata surpresa: A família Savage, que foi indicado apenas aos prêmios de melhor roteiro original e atriz.

A obra conta com muita delicadeza a estória de dois irmãos que precisam rever o seu relacionamento ao se unirem para cuidar do pai idoso. Essa descrição soa um tanto clichê, eu sei, mas o filme explora muito bem o tema da estranheza de se dar conta de que os membros de sua própria família podem ser de fato completos estranhos. A inteligente direção trabalha com um jogo de olhares que evidencia a solidão dentro do grupo familiar e um fino humor, que não permitem que o filme escorregue em um sentimentalismo bobo. Além disso, os diálogos são bem escritos e o silêncio é utilizado como um elemento precioso de construção cênica. As excelentes atuações de Philip Seymor Hoffman e Laura Linney conseguem dar corpo a um elo fraternal visível, mas instável.

Só não consegui entender por que razão esse filme foi tão pouco comentado. Talvez por não ter um final tão redentor e lacrimoso como é tradicional nos filmes do gênero. Mas, ironicamente, esta é, talvez, a grande qualidade deste filme tão simpático.

Primeira quinzena de outubro, jornal Principal.

3 comentários:

Clarisse Vianna disse...

phillip blabla hofman é um gênio. parece um jack black albino.

Maria Caú disse...

caraca, parece mesmo, total!

Unknown disse...

Ai Maria, so agora descobri que vc tem um blog...na verdade, eu so li a notícia do House / Monk, então esse comentário eh sobre o blog em si e não sobre o último post. E agora q vc tem blog, vou te aporrinhar quando eu tiver nada pra fazer no trabalho.

Beijos!
Fac