quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Listas, parte 1


Quando eu era criança, meu pai comprava aqueles almanaques da Mônica e eu sempre me intrigava com o subtítulo: a reedição das melhores historinhas. O almanaque era bem mais grosso que a revistinha e parecia ser publicado quase tão freqüentemente quando esta. Pelo volume de colunas que se amontoou nos últimos quatro anos, o efeito aqui poderia ser o mesmo. Por isso, usando de parcimônia, reeditarei aqui algumas coluninhas que permanecem relevantes, a começar pela minha pequena obsessão por listas:

TOP 5 filmes para quem ainda quer acreditar no amor (uma alternativa saudável às comédias românticas chatinhas que se vê por aí):

1) Annie Hall (que tem em português o título absurdo de Noivo neurótico, noiva nervosa): do meu diretor favorito, esse é o filme mais inteligente que eu já vi sobre relacionamentos amorosos, suas complicações e a impossibilidade de sermos completamente felizes sem eles. Lindo, engraçado e extremamente lúcido.

2) Antes do amanhecer: romântico sem ser frívolo, essa obra conta a estória de dois jovens que, impulsivamente, decidem deixar o mundo de lado por única noite para desvendarem um ao outro. A continuação, Antes do pôr-do-sol, é bem bonita também, mas estraga o lindo final aberto do original.

3) Brilho eterno de uma mente sem lembranças: vamos viver o que temos que viver e tudo bem se não der certo. Essa é a mensagem simples e otimista desse filme arrebatador.

4) Ensina-me a viver: um jovem suicida e depressivo de 17 anos e uma senhora beirando os oitenta, mas que vive a vida intensamente, se apaixonam. De verdade mesmo! Agradeço ao meu pai por ter me feito ver esse filme lindíssimo, que tem músicas maravilhosas, grandes diálogos e uma boa dose de humor negro. Típico filme impossível-não-amar.

5) Matrimônio à italiana: Marcello Mastroianni (sempre maravilhoso) é um homem de alta classe que se apaixona por uma prostituta iletrada (Sophia Loren) e passa anos e anos escondendo da sociedade seu amor. Os dois tentam se livrar um do outro constantemente, mas não conseguem. Mais romântico, impossível.

Um comentário:

Anônimo disse...

Antes do pôr-do-sol não estraga nada : ~~~~~~~~~~ hehehe acho lindo o final, fofíssimo, até eu fiquei apaixonada pela Julie Delpy cantando Nina Simone.

Há uns anos atrás eu li que o Ethan queria fazer outra sequencia, analisando se o relacionamento dos dois realmente pode dar certo ou se eles se idealizaram demais. Essa sequência poderia ser interessante, não sei...