terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fazer listas sem parar é sinal de TOC?


Na cola do mais novo sucesso de bilheteria do cinema nacional, Se eu fosse você 2 (a que ainda não assisti), aqui vai uma listinha de filmes – a maioria no estilo Sessão da tarde – que têm como premissa a troca de corpos entre indivíduos. Por lidarem com uma das maiores impossibilidades da existência – ver o mundo através de olhos alheios – esses filmes quase sempre despertam o interesse, nem que seja por força de uma única cena:

1) Sexta-feira muito louca: nesta obra, mãe conservadora e filha um tanto rebelde se veem uma no corpo da outra. A primeira versão, de 1976, conta com Jodie Foster novinha; na segunda, de 2003, um biscoitinho da sorte é o catalisador da transformação.

2) Vice-versa: espécie de versão masculina do filme citado acima, mostra pai e filho trocando de corpos, sob o efeito de um misterioso artefato oriental. Figurinha fácil das tardes da Globo.

3) Por trás daquele beijo: no dia do seu casamento, uma noiva ganha um beijo de um velhinho desconhecido e é essa ação que produz a troca de consciências entre eles. Conta com a chatinha da Meg Ryan no elenco.

4) Estrela cadente: nesse típico filme de colégio norte-americano, duas irmãs (uma popular e outra nerd) fazem um desejo para uma estrela cadente e, como resultado, adivinhem...

5) A chave mestra: bom, para não entregar demais, melhor dizer apenas que essa obra bacaninha de terror apela para a magia negra africana para explicar a ocorrência de eventos em que uma alma é capaz de trocar de corpo.

Nenhum comentário: